Céu do Triângulo

Igreja do Santo Daime localizada em Uberlândia – MG

Carta aos Novos Março 12, 2008

 

 

 

 

 
 

 

De um modo geral, quem vai a uma igreja, seja qual for a religião, está em busca de respostas para suas questões existenciais, vai atrás da cura de algum mal físico, mental ou espiritual, ou mesmo procurando descobrir se Deus realmente existe e, existindo, o que deseja dela. Nessa busca as respostas são dadas a cada pessoa de acordo com seu merecimento, com o nível de sua busca interior e entrega e de acordo com a graça Divina.

Para tomar o Santo Daime é preciso primeiramente ter uma noção bem clara de que é um trabalho espiritual, onde se faz uso de uma bebida que expande a consciência. Não se faz uso recreativo do Santo Daime e sim religioso, em seu verdadeiro sentido de re-ligião ou re-ligação (do latim religare) com Deus. Portanto, é necessário uma postura de respeito, em virtude da seriedade do propósito.

Todos querendo participar de nossos trabalhos, devem vir por vontade própria. Em nossa tradição prezamos muito o livre-arbítrio e acreditamos que quem deve chamar a pessoa para conhecer o Santo Daime é o próprio Mestre presente na bebida. Para nós o Santo Daime é o veículo material para a manifestação do espírito do Mestre, que vem ensinar, curar e transformar todo aquele que se entrega à Boa Nova que ele traz.

Preparação: Recomenda-se uma preparação de três dias antes do trabalho, representada por uma abstinência sexual, de álcool e de carne vermelha. Esta preparação, comum a trabalhos espirituais de qualquer linha, tem uma razão física, pois mantém o corpo um pouco mais leve e, assim, mais próximo de atingir o objetivo desejado, mas deve se estender além do físico. Todos devem preparar também a mente e o espírito para receberem a visita do chamado hóspede íntimo (o próprio Mestre) e, assim como quando recebemos uma visita em nossas casas limpamos e arrumamos tudo previamente, devemos também preparar nossa casa de carne e osso para o Visitante, ainda mais sendo Ele tão ilustre.

Todos devem vir de roupas claras, mulheres com saia abaixo do joelho e homens de calças compridas. Camisas sem mangas e decotes não são permitidos, assim como roupas que possuam tons de vermelho e/ou preto. Mesmo em dias quentes é aconselhável trazer algum agasalho, pois a Igreja fica localizada em meio à floresta e à noite geralmente faz muito frio.

A postura a ser adotada nos trabalhos, como já foi dito, deve ser de respeito e entrega aos ensinos transmitidos no interior de cada um. Esta postura deve se estender também à postura corporal, portanto não se deve fechar o corpo cruzando braços e pernas. Deve-se também procurar manter a coluna ereta, os olhos fechados e o pensamento bem contrito e focado, com o único objetivo de lembrar-se de Deus.

A coragem é uma virtude que aproxima o buscador de seu objetivo, portanto, é importante confiar e não ter medo de nada do que possa ocorrer durante os trabalhos. O ingestão do Santo Daime é absolutamente segura, mesmo que algumas vezes possa causar desconforto físico, sempre passageiro e parte do processo de cura espiritual. Compreende-se que o ser humano tem como defesa o medo do desconhecido mas, se desejamos progredir, é preciso vencer este medo.  Algumas vezes a pessoa entra em contato com uma luz tão incrível e extraordinária vinda do céu, que ela mesma, por medo do desconhecido, interrompe seu aprendizado, abrindo os olhos e não atingindo assim, de forma completa, o objetivo que a motivou a ir à igreja. Por outro lado, algumas vezes pode entrar em contato com uma energia negativa, a mesma presente nos governantes dos países em guerra e nas famílias, causando desarmonia e conflito. Esta força negativa também está dentro de cada um de nós e deve ser iluminada para podermos nos transformar e ter uma vida mais de acordo com a Ordem Divina. Um dos aspectos mais importantes do trabalho com o Santo Daime é justamente este: iluminar as trevas interiores, tornando consciente o que é inconsciente. Portanto, caso essa negativa apareça, não tenha medo, pois é parte do processo de iluminação conhecer as áreas a serem iluminadas. Todos devem ter a certeza de que tudo terá um início um meio e um fim no trabalho, não havendo necessidade de medo. Além disso, em toda a história da doutrina do Santo Daime, nunca ouve qualquer ocorrência negativa causada pelo uso da bebida. Ao contrário, os registros são apenas de curas, materiais e espirituais.

Limpeza é algo que ocorre no momento em que a pessoa vê aquilo que a impede de viver em plena harmonia, alguma coisa física, emocional ou espiritual. A limpeza pode se processar através de vômito, diarréia, lágrimas ou, na maior parte das vezes, através da conscientização de um erro e do arrependimento, quando a pessoa pode pedir seu perdão a Deus. As experiências proporcionadas pelo Santo Daime dificilmente são esquecidas, o que permite guardar o aprendizado e assim evitar repetir as atitudes, pensamentos e/ou sentimentos que foram expurgados.

Durante os trabalhos do Santo Daime, vários grupos de apoio se revezam; são os fiscais, pessoas capacitadas para, na medida do possível, auxiliar todos aqueles que precisarem, emprestando cadernos de hinos, dando uma atenção especial em caso de limpeza e outras necessidades que possam surgir. Pede-se que todos procurem respeitar e acatar as instruções transmitidas pelos fiscais.

É recomendado que se tome todas as doses do Santo Daime que forem servidas durante o trabalho. Como já foi dito, nossa doutrina preza o livre-arbítrio e aqui ninguém convida ninguém para tomar o Santo Daime, porém é importante, a partir do momento que a pessoa decide participar do trabalho, que ela procure cumprir todas suas etapas. Sendo um trabalho de corrente espiritual, é fundamental que todos estejam na mesma vibração, em sintonia, de forma a otimizar os resultados. Muitas vezes, também, a pessoa está se sentindo um pouco enjoada com a primeira dose e tem medo de tomar a segunda. O que geralmente ocorre, nestes casos, é que a segunda dose traz o equilíbrio que a pessoa está precisando.

Por uma questão de segurança, você deverá assumir o compromisso de permanecer até o final do trabalho. O Santo Daime expande a consciência, deixando a pessoa mais sensível, física e espiritualmente, não sendo prudente sair para a rua sem ter concluído e fechado seu trabalho. Portanto, quando for fazer um trabalho do Santo Daime – principalmente no início procure se informar a respeito de sua duração e verifique seus compromissos para a manhã seguinte.

Dentro do espaço da igreja não é permitido fumar. Consideramos a igreja uma espécie de hospital, pois traz a cura a diversos tipos de enfermidades e, assim, seria uma incoerência permitir o uso de um veneno em um local destinado à cura. Não é permitido também se ausentar do espaço da igreja durante os trabalhos para fumar na rua.

Procure chegar à igreja 30 minutos antes do início do trabalho e apresente-se na Recepção como sendo novato, para ser orientado e receber algum esclarecimento que deseje.

Nosso Centro é uma entidade sem fins lucrativos e não cobra nenhum tipo de ingresso para os trabalhos, porém é importante frisar que o custo para produzir o Santo Daime e para manter a sede funcionando (água, energia elétrica, material de limpeza, velas, incensos, etc.) é bastante elevado, sendo, portanto, muito bem-vinda uma contribuição financeira.

 

Seja bem-vindo e BOM TRABALHO! 

 

 

 

 

 

2 Responses to “Carta aos Novos”

  1. Alexandre Says:

    Gostaria muito de participar das reunioes, nunca participei mas ja li bastante sobre o assunto e acredito estar preparado. Como eu poderia encontrar uma igreja proximo de mim. Moro em Uberlandia Minas Gerais


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s